sábado, 1 de maio de 2010

breve comentário sobre eleições

Abaixo postei um trabalho sobre direito eleitoral, matéria que estou estudando, e não posso deixar de fazer alguns comentários:
Este Blog não tem objetivos políticos partidários mas neste ano de eleição vem a tona, mais do que nos outros anos ,a discussão política e o grande descontentamento da população com esta classe, e até aí nada de anormal. Mas o que vale refletir é no quanto nós eleitores estamos envolvidos nesta tarefa de eleger nossos representantes .
O que se observa mesmo é a pouca importância que é dada a este direito que é fundamental para a democracia, afinal não se descobriu ainda outro modelo mais justo , que foi por tantos anos perseguida pelo Brasil e que em tantos outros países ela ainda nem sequer é exercida. É claro que muitos vão pensar " de nada adianta votar neles, todos vão roubar" " eles nada fizeram de bom" e aí por diante; e é com alguma razão que se diz isto enquanto crises e mais crises de corrupção aparecem nos jornais.É fato, nossos representantes estão fazendo muito feio.
Além disto existe muitas distorções no nosso processo eleitoral que precisam urgentemente ser enfrentadas como a questão do financiamento de campanha e o caixa dois dos partidos, as coligações partidárias sem vínculos ideológicos que só visam os interesses eleitoreiros, a questão da representatividade dos estados no senado federal, a questão dos suplentes, a questão do quociente partidário e outras; e talvez até discutir se o modelo parlamentarista não seria o mais adequado a nossa cultura. Todas contribuem para de um jeito ou de outro distorcerem a real representatividade do povo no poder, como deveria ser .
Mas também não podemos olhar somente o que não está bom. Muitas coisas evoluiram e se ficarmos comprando esta idéia de que tudo é ruim , estaremos contribuindo para que as coisas boas não sejam aproveitadas. Por exemplo, o Brasil é referência mundial em tecnologia e processo das eleições. É isto aí, já exportamos nossos métodos para vários países e alguns até fizeram testes em algumas eleições com nossas famosas urnas eletrônicas. Você já parou para pensar em quanto já foi investido em equipamentos, treinamentos , pessoal, logística para que cada eleitor deste país tenha a oportunidade de votar. As urnas estão sendo levadas aos mais longínquos rincões deste país, por terra, água e ar, perto de cada localidade para que o eleitor participe da escolha de seu representante sem precisar se deslocar para muito longe. Isto tem que ter algum valor. Você conhece algum país que faz isto com a mesma diligência e rapidez, sendo que o resultado sai no mesmo dia, tudo processado em um país com proporções continentais como o Brasil .
E infelizmente ainda temos eleitores que vendem seus votos por qualquer trocado. Eu sei que para muitos um dinheiro vindo em boa hora é a salvação, mas é por causa disto que muitos maus políticos são vitoriosos.Porque é assim mesmo, os políticos corruptos estão nos representanto porque ganharam votos; quer dizer os eleitores escolheram ele.
Chega a ser impressionante como velhas figurinhas conhecidas pelo mau uso do bem público, desvios de verba, corrupção e outras porcarias continuam no cenário político nacional. E elas foram eleitas. Precisamos aprender, nos educarmos mesmo, a votar e exercer nosso direitos como cidadão. E depois da eleição temos que verificar e fiscalizar a atuação destes nossos escolhidos. Acredito que o direito de votar deveria ser melhor explicado a partir da escola , porque se trata de um problema que tem a ver com a cultura do povo.
É imprescindível valorizar seu voto. Pense assim, se deste modo não tá muito bom, pior seria se nem pudéssemos escolher.Ou assim, se você não votar como forma de protesto aquele eleitor que vendeu o voto vai votar e o mau político vai ganhar. Pesquise e escolha o melhor ou o "menos ruim". Deixe os piores políticos, aqueles que não cumpriram o que prometeram, os que foram corruptos, os que não trabalharam, para o limbo do esquecimento.
Existe muita gente que acredita em mudanças e está conseguindo alguns progressos como o MCCE Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, que já conseguiu que aprovassem um projeto de iniciativa popular que virou o art 41-A da lei 9504/97 que está sendo muito eficaz no combate a corrupção eleitoral. Agora estão lutando para a aprovação de um outro projeto muito importante de iniciativa popular que é o chamado projeto ficha limpa, para filtrar melhor os candidatos a representantes do povo. Se informe melhor pesquisando na internet sobre o assunto.
Enfim, vamos utilizar melhor esta ferramenta que é o voto. Muita coisa deve melhorar para ficar 'quase bom" mas também podemos fazer parte desta melhora utilizando com mais consciência aquilo que está ao nosso dispor. Afinal, se escolhendo já está assim imagine se nem sequer participarmos da escolha ou do processo. Ivan Quoos

Nenhum comentário:

Postar um comentário