domingo, 19 de junho de 2011

ASOKA, um monarca que promoveu o bem

Conhecemos muitos imperadores, reis, monarcas que se tornaram famosos pela suas conquistas, pelas guerras que lutaram, como César de Roma, Alexandre o Grande, Gengis Kang dos mongóis etc... Mas para quem gosta de história, como eu, vai achar outros mandatários dignos de nota; não por suas conquistas, mas por suas ações que ajudaram a melhorar a humanidade. Asoka foi um deles. Segue pesquisa :

"Asoka, que foi provavelmente o monarca mais importante da história da Índia, era o terceiro da dinastia dos Maurya e neto de seu fundador, Chandragupta Maurya, o líder militar indiano que conquistou a maior parte do norte da Índia e estabeleceu o primeiro império significativo na história do país."
"Tendo subido ao trono em trono de 273 a.C., logo seguiu os passos de seu avô: tentou aumentar  o território pelas forças das armas. No oitavo ano de seu reinado, terminou uma guerra bem sucedida contra Kalinga, um estado da Índia. Quando percebeu o terrível custo de seu triunfo em termos de vidas humanas, ficou perplexo. Haviam sido mortas cem mil pessoas, e feridas muitas mais. Chocado e arrependido, Asoka decidiu não completar  a conquista militar da Índia, renunciando a qualquer ação agressiva. Adotou o budismo como filosofia religiosa e tentou praticar as virtudes do dharma, que incluem a verdade, a misericórdia e a não-violência."
"No plano pessoal, Asoka desistiu de caçar e tornou-se vegetariano; de maior significado, entretanto, foram suas políticas humanitárias. Estabeleceu hospitais e abrigos para os animais, atenuou muitas leis rígidas, construi estradas e implementou a irrigação. Indicou funcionários especiais do governo, os oficiais dharma, para instruir o povo em piedade  religiosa e estimular relacionamentos humanos amistosos. Embora todas as religiões fossem toleradas em seus domínios, Asoka promoveu sobretudo o budismo."
"Quando subiu ao trono, o budismo era uma pequena religião local, popular apenas ao noroeste da Índia; quando de sua morte, tinha seguidores por toda a Índia, espalhando-se rapidamente pelos países vizinhos."

trechos tirado do Livro "As 100 Maiores Personalidades da História." de Michael H. Hart, Editora Difel, páginas 315 e 316.

Diz a história que Asoka também mandava promulgar editos em colunas de pedra por toda a Índia, ( alguns ainda existem) onde constava lições de Buda, sua própria biografia e normas para o bem viver social.
Enfim, vale a pena conhecer mais deste grande monarca oriental, talvez por isso não tão conhecido no ocidente, que conseguiu perceber o quanto um mandatáro pode influir na melhoria da educação, do bem estar e no aperfeiçoamento moral de seu povo. Claro que foi depois de muita matança que ele se deu conta de que a guerra não era o caminho ideal para a felicidade sua e de seu povo; mas tem que se levar em conta que esta época,  em trono de 270 a.C., as guerras eram uma constante em todo o mundo.
Valeu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário