quinta-feira, 22 de abril de 2010

Embrulho de palavras e pensamentos.

Como vão todos, ou talvez só você, melhor, especialmente você. E se está aí lendo , valeu mesmo e tenha a certeza de que vou me esforçar para dizer algo legal, ou pelo menos diferente para você. Começo a escrever agora algo, alguma coisa, porque tenho uma vontade de escrever e ainda não sei bem o quê, mas acredito que de alguma maneira é importante começar mesmo assim, melhor do que nunca tentar e só ficar na desculpa; por isso resolvi, mesmo que um pouco acanhado, escrever umas palavras, ainda que sem planejamento. Mas não me entenda mal, não quero fazer você perder o seu tempo com uma leitura inútil. Apenas acredito que quase tudo o que poderia ser dito ou escrito, já foi feito por alguém, então gostaria de fazer algo novo, pensar e refletir com você sobre como escrever, o quê escrever ou talvez tentar dizer o velho diferente, o que já valeria a pena ler , eu acho. Assim, vou tentar ver aonde meus pensamentos poderão nos levar.
Sabe, às vezes penso, vejo e falo, coisas que realmente valem a pena dizer as pessoas, isto acontece em alguns momentos em que conseguimos captar o que é importante na vida, mas nem sempre aproveito a inspiração, e nem a registro, e quando a emoção do momento se vai, com ela a inspiração se perde. Por isto registro logo minha admiração pelos escritores que conseguem captar estes momentos e transformá-los em textos realmente valiosos.
Mas, voltando aos meus pensamentos que devem ser a fonte de informação e inspiração, começo a ter idéias, meio embaralhadas, mas que podem dar certo. Se você não gostar, não desista, pois provavelmente vou ter outras idéias logo adiante. Bom, na verdade se trata disto mesmo que estou fazendo, pensar no que vale a pena escrever, enquanto escrevo e você lê; talvez eu não tenha grandes idéias mas a novidade será que você poderá ter boas idéias, pois os meus pensamentos poderão estimular os seus, e vice- versa..... não, acho que o contrário não acontecerá, mas tudo bem; você pode me dizer se deu certo.
Primeiro queria entender porque querer escrever, e me recordo que em algum lugar eu li que todo o homem gostaria, de pelo menos, escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho antes de partir desta vida. Eram mais ou menos estas palavras e vou correr o risco de não indicar o autor porque não lembro quem foi nem onde li, mas não queria perder a chance de transmitir esta idéia e suas repercussões, mesmo que eu reconheça o valor das idéias e o merecido direito de autoria, ainda que por outro lado nem sempre a idéia é nova, apenas dita diferente e ... chega, estou enrolando e desviando do assunto. O fato que quero chamar a atenção e que fica claro na idéia do início do parágrafo é: a vontade do homem deixar algum rastro ou registro de sua passagem nesta vida. Pode ser uma idéia, um exemplo, uma lição, contribuição. Assim, penso eu, dar um sentido para sua cruzada pela Terra e uma contribuição para seu melhoramento. Ser útil.
O exemplo não é taxativo, muitos vão pensar que não querem ter filhos nem escrever livros e nem plantar árvores, e nem por isto se sentem inúteis, e tudo bem, porque a idéia não é esta mas penso que é apenas um exemplo que vai de cada personalidade. Uns querem ser lembrados pela sua competência profissional e assim contribuir, outros pelo seu carisma, outros pelo seu exemplo, pelo seu sucesso, pela sua dedicação a família, pela sua simplicidade e etc...
Pois é, mas com esta idéia agora parece que aumentou a responsabilidade sobre o quê escrever, afinal de alguma forma posso ser lembrado, julgado por esta contribuição, este texto, e se não for grande coisa minha vida terá sido sem importância, caramba.......Quero aqui registrar que este texto não representa as coisas mais importantes que já fiz em vida, afinal tenho filhas lindas, dei exemplos bons e ruins, de como fazer e como não fazer as coisas e até por coincidência, já plantei algumas árvores. Tudo bem, acho que já entenderam. Este texto pode nem ir a público, talvez alguém leia sem querer, começou, ficou curioso, quis ver onde vai dar e ...bom ele é que vai concluir. Mas este texto não pode ser levado tão a sério, afinal é o primeiro, está servindo de teste e ; bem pode ser o último. Outra idéia, posso assinar com um pseudônimo, um nome secreto e assim não terei pudor ( nossa, parece até um texto pornográfico) em escrever o que vier na cabeça ( o que nem sempre é uma boa idéia escrever) até ele chegar em suas mão ou nas de qualquer um, decidirei sobre isto.
Outra coisa que li faz tempo e me intriga bastante, e novamente não sei dizer quem é o autor e vou arriscar mesmo assim, porque penso que são idéias disseminadas por várias pessoas e só porque uma delas escreveu e colocou seu nome, não teria por si só o direi....de novo fugindo do assunto; e olha que este assunto poderia dar o que falar, mas seria mais na área de Direito e ... ponto.
Voltando ao assunto. A idéia que li era mais ou menos esta: a inspiração para escrever textos interessantes acontece quando o homem está passando por problemas e aflições, pois estaria mais sensível, suas experiências lhe renderiam temas que chamam mais a simpatia das pessoas. E realmente faz sentido. Escrever sobre uma vida onde tudo que acontece é bom, normal, tudo seja seguro e lindo e florido pode ser bem monótono. Ao contrário, discorrer sobre os dramas que afligem a todos nós, em seus detalhes, aguçam a curiosidade das pessoas. Visto as novelas de televisão, o que não faltam nelas são os problemas, angústias, traições, enganos, enfim tudo o que gera aflição. Uma novela onde ninguém corre perigo, ninguém faz nada de errado, salvo melhor juízo, não vai ter tanta audiência.
Isto me parece meio triste pois acredito que todos nós desejamos uma vida segura, confortável, sem disputas, harmoniosa, onde não teríamos que estar constantemente em conflito com os outros para sermos felizes. Pois então, se queremos viver na novela chata onde todos são bonzinhos, porque gostamos de olhar a novela onde tem os maus e os bons ( a maioria mau) se engalfinhando em jogos de traições, golpes baixos, e outras maldades. Acho que este é assunto para a área de Psicologia, mas vou arriscar alguns palpites, afinal o texto é meu e...seu é claro. Não quero que você se sinta tolhido em opinar, afinal que seria de um texto sem leitores, seria só para desperdiçar folhas de papel e assim, árvores, e contribuir para o desmatamento mundial, o que seria um prejuízo para nosso ecossistema, e pensando nisto, como existe desperdício de tudo em nosso querido país, é água potável jogada nas calçadas, papel fora ou queimado que poderia ser reutilizado ou reciclado, queimadas de matas para se plantar pastos, lixo orgânico que poderia virar adubo, lixo inorgânico que poderia virar reciclados e muito mais, todos deveríamos pensar mais nisto, mas isto é assunto de Ecologia...... e além disto desperdiçar assim a natureza não seria politicamente correto, é o que se vê como uma campanha internacional, global, e falando nisto, os países desenvolvidos adoram meter o bedelho sobre como o Brasil deve tratar seu ecossistema, só que esquecem de que não são exemplo para ninguém sobre o assunto, é só verificarem as fotos destes países tiradas por satélites que existem em alguns programas na internet, quase não existe florestas virgens nestes países devido o alto grau de desmatamento, bom isto é assunto de Política...Vou voltar ao assunto do início do parágrafo.
Acredito que o ser humano tem uma natureza conflituosa entre o seu lado mais primitivo e atrasado que é dominado pelas suas más paixões e o outro lado que quer ser algo melhor, com idéias mais nobres capazes de feitos importantes e de alto valor. E no meio deste conflito, que não se dá sem aflições e angústias, o homem se identifica com as experiências semelhantes que são descritas pelos filmes , novelas e livros, podendo tirar dali lições, exemplos ou apenas concordar ou discordar com o que vê ou lê, mas o fato é que ele se identifica; pois passa problemas tanto ou mais difíceis e vê em algum personagem, um companheiro no mesmo barco. Claro, também quero dizer, e é importante ressaltar, que muitos autores exploram somente as más paixões que o homem tem para poder vender suas criações, criando folhetins de péssima mensagem, parecendo demonstrar que a natureza humana só é guiada por objetivo mesquinhos e egoístas, principalmente quando o patrão do autor é tão somente o lucro. Eu mencionei que o ser humano tem natureza conflituosa, mas quase sempre, ainda mais se estimulado, as más paixões vão prendê-lo. Esta é uma opinião sobre a razão pela qual nos chama mais a atenção os dramas , nas histórias das pessoas. Acredito que uma boa obra deve ir de um lado ao outro, mostrando que o homem pode superar os obstáculos da vida, se tornando melhor, mostrando exemplos de superação.
Mas continuando com o exercício de pensar e refletir, ainda sem nenhum feedback seu, se é que você ainda está por aí, quero oportunamente colocar agora que opiniões e pensamentos podem ser sim temporários, principalmente quando não se amadureceu o suficiente, nem se observou sob todos os ângulos uma questão. O que quero dizer é que as opiniões acima podem sofrer mutações de acordo com minhas emoções do momento, experiências, enfim, aprendizado. Resumindo, uma idéia tida sob um determinado sentimento, pode ser diferente quando estamos com outra emoção . No caso, por exemplo, do meu palpite sobre o porquê de preferirmos as histórias cheias de conflitos e angústias a histórias onde todos são felizes para sempre desde o início, se eu conversar mais profundamente com um filósofo que se aprofundou no assunto, utilizando o modo empírico (indutivo) ou dedutivo (lógico), sistemático, metódico, científico, enfim isto é com a Filosofia, com certeza ele trará novos elementos para se poder opinar, e eu , se assim concordar, poderei mudar de opinião. Isto é essencial se vou querer tentar dizer algo que valha a pena, porquê a opinião é importante, e será melhor ainda se nos permitirmos aperfeiçoá-la através das contra-opiniões ao invés de limitá-la a sofismas que muitas vezes terão que se render a obviedades antes ocultas.
Sendo assim, o que escrevo agora não é para ser digerido sem ser mastigado, quer dizer, são apenas reflexões que tive pensando em algo interessante. Falando em mastigar , talvez estou avisando tarde , sugiro não fazer esta leitura após uma refeição meio pesada pois pode fazer um certo embrulho no estômago devido ao excesso de voltas em assuntos procurando posições fixas. Você queria o quê. Não é assim que os nossos pensamentos andam quando se solta a imaginação. Pensamos idéias, imagens, viagens, palavras e por pouco , (ou muitas vezes ) perdemos o fio da meada e fugimos do assunto.
Falando em pensamento e o que nos leva a refletir sobre suas características, uma coisa é fato, o pensamento pode nos levar muito longe e tão poucas vezes ficamos com ele. Temos potencial, imaginação, para viajar e viver aventuras, mas nos concentramos demais somente no lado exterior da vida. Existe uma vida interior dentro de cada um, pronta para ser vivida e esta pode ser como cada um planejar. Podemos construir em nossas mentes ambientes agradáveis , ao nosso gosto, em que podemos desfrutar pensamentos capazes de nos trazer alívio e consolo. Ou se preferirmos, podemos fazer do nosso cérebro verdadeiros oásis de pensamentos onde podemos nos recolher quando estamos fatigados do cotidiano embrutecedor. E para variar, tenho umas frases de famosos concordando sobre este assunto, em que lembro do autor, pois estão na minha frente, lá vão elas:
“ Eu tenho um abrigo em minha mente como o soldado que se retira para o abrigo durante a guerra para descansar. Eu me retiro periodicamente para o meu abrigo mental” Harry Truman, presidente norte-americano.
“ Em nenhum outro lugar o homem encontra maior calmaria ou liberdade de preocupações do que dentro de sua própria alma. Então dá constantemente a ti mesmo este retiro e renova-te” Marco Aurélio – imperador romano .
Já disse um filósofo , “o homem é o que ele pensa”. Seria como se o indivíduo, exteriormente, seria aquilo que ele acredita que é em pensamento. Atenção, também vai o alerta, a mente e sua dinâmica pode ser tão boa quanto ruim , digo isto no caso de cultivarmos pensamentos depressivos, aí é claro que estarei então trazendo um péssimo ambiente para mim mesmo , não é. Acho que concordamos a partir deste filósofo que , como diz o ditado, cabeça vazia não entra vento...ou seria mosca.. bom o importante é tomarmos conta do salão (mente) para que não entre qualquer coisa. Caramba, acho que agora estou escrevendo bobagem (só agora, ainda bem), já é alta madrugada e vou parar com este texto antes de danos piores, falta só o título....Acho, e infelizmente terá que ser agora minha opinião, talvez em outra ocasião faça um concurso aberto ao público sobre o melhor título para os meus textos e assim as pessoas poderão participar dando suas idéias, (grande idéia para vender livros) e chega, chega ...se eu esquecer de deletar as últimas linhas e você as leu, me desculpe; achei engraçado uma palavra do texto e por enquanto vou colocá-la como título: Embrulhão de Palavras. Afinal falamos sobre vários assuntos, como Direito, Psicologia, Ecologia, Política, Filosofia e etc... Bom pelo menos introduzi o assunto neste embrulho de palavras para que eu você pudéssemos pensá- las e refletí-las.


Um comentário: