domingo, 25 de novembro de 2012

Acabei de ler Gestação da Terra, de Robson Pinheiro, psicografado pelo espírito Alex Zarthu. Uma visão espiritual da história humana, da criação aos dias atuais.

corrupção eleitoral x educação

É um comentário triste mas que está preso na garganta. É sabido que o Brasil é referência mundial em tecnologia das eleições, é por isto que apesar das eleições terminarem às 17:00 horas, por volta das 19:30 já se sabe os resultados. Isto em nível federal. As urnas eleitorais são colocadas a disposição dos eleitores nos mais longínquos rincões do país, para que todos possam participar da construção das decisões. O segredo do voto e a segurança das informações são plenamente testadas nas urnas. O brasileiro pode se orgulhar de ter um dos melhores sistemas de eleições do mundo. E tudo isso para consultar a escolha livre de cada eleitor. Seja rico, pobre, homem, mulher, preto ou branco, todos tem o mesmo direito, com o mesmo valor, o de um voto. Tudo isto para escolher a pessoa e o modo que quer ver administrado o seu país, estado ou município. Mas em contrapartida, o que ainda acontece nestas eleições é de dar vergonha a qualquer brasileiro que preza o mínimo de cidadania. Tem um frase atribuída a Nelson Mandela que diz: "Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia." Concordo que um pessoa necessitada é mais vulnerável ao assédio do político corrupto que quer comprar o voto e isto explica muito a corrupção eleitoral. Infelizmente as pessoas vendem o voto por alguns trocados, ranchos, promessas, enfim, é a força do poder econômico corrompendo e pobre eleitor, que é o elo mais fraco. O eleitor que vende seu voto não faz idéia que aquilo que ele vendeu representa a oportunidade para uma pessoa colocar a mão nos impostos que ele tanto penou para pagar. E é claro que ele vai pegar de volta o dinheiro que ele gastou comprando votos, e será das benesses do poder público que serão usadas conforme seu próprio interesse. Isto parace óbvio, mas o que o eleitor não acredita é que o poder público está lá para atender o Público e não o privado. É um confusão de valores. Ao mesmo tempo que criticam programas como o bolsa família, políticos hipócrita compram o voto com ranchos de alimentos. Mas pior que isto é vermos eleitores que não estão na linha da miséria, então não são tão vulneráveis ao poder econômico, venderem seus votos da mesma maneira. A única explicação que encontro é cultural, educativa, é de falta de cidadania. Estes eleitores não conhecem o valor da democracia, de poder ter opiniões, de poderem livremente manifestarem suas convicções. Não conhecem a história do Brasil e a luta deste povo para construir uma democracia livre. Estes eleitores ainda estão acostumandos a entregarem o público, aquilo que muitas vezes faz falta a eles próprios em forma de saúde, educação, segurança e infra-estrutura, para justamente aqueles que vão tratar o público conforme os interesses privados de uns poucos.

Olhar Atento: Manual do perfeito idiota brasileiro

Olhar Atento: Manual do perfeito idiota brasileiro: A obra Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano ,   livro sobre   política   escrito por   Plinio Apuleyo Mendonza   (colombiano),   Ca...