quinta-feira, 26 de maio de 2011

mais ensaio, haja paciência do leitor.... opa, tenho até torcida

diversidade

Regulamentação de união homoafetiva, criminalização da homofobia, preconceito. Isto que está sendo discutido e é de vital importância numa sociedade livre, sofre de pressões anti democráticas. Diz a mídia que o governo está cedendo a interesses radicais e conservadores, (movimentos religiosos e de direita) para não agirem contra o governo na questão do Paloci e outras, e, assim, retrocedeu na decisão de enviar kits anti-homofobia para as escolas. Desconheço estes kits, se fazem apologia ao homossexualismo ou não, mas a questão maior que deve ser defendida, acredito, é a diversidade. Se os vídeos fazem apologia ao homossexualismo, então que seja revisto. Mas a idéia de combater o preconceito a partir da sala de aula é muito bem vinda e não deve ser tratada com chantagens políticas.Está passando da hora de, no Brasil, ser tratado na educação de nossas crianças o respeito a diversidade de tipos humanos na sociedade. Precisamos aprender a sermos mais tolerante com nosso próximo no que  se refere a sua raça, cor, religião, classe social e até a opção sexual. Do contrário disseminaremos o ódio entre os diferentes. O cerne da questão, para mim, não está em dizer que ser gay ou não é melhor, mas  em respeitar quem tomou aquela decisão e garantir a proteção adequada do Estado a todos as  pessoas, independente da escolha. Cenas como de crianças agredindo outras porque elas são diferentes tá mais para idade média do que para a democracia.
 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

uma série que deixou saudade

Ainda me lembro da aventuras da interprise desvendando os mistérios do universo e nas entrelinhas, deixando várias lições, de um modo romântico e até ingênua. Hoje, revejo a série em dvd e minha filha adora, o que é bom, pelo menos não prefere as animações violentas dos desenhos atuais e sabe valorizar um programa bem imaginativo. O que o que mais me agrada, e certamente agradou aos seus fâs, é o fato da série trazer no filme a vontade de todo o ser humano curioso em conhecer mais o universo, os mistérios, a vida extraterrestre, em contrapartida de uma vida centrada somente em nosso pequeno mundo. Gene Roddenberry, o criador na década de 60, soube aproveitar para inserir no contexto do filme várias preocupações morais de seu tempo, e até dos atuais, como racismo, guerra, autoritarismo, violência, lealdade, feminismo, direitos humanos. Imaginem, nos anos 60, nos EUA em guerra no Vietnã e com muitas luta anti racismo, um filme sobre uma equipe multi racial (negros, orientais e até alienígenas) trabalhando junto e fazendo sucesso no espaço, é querer dar algum recado né. Eu gostei.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

mensagem de Chico Xavier "TUDO PASSA" (Emmanuel)

O que é a vida

A vida é o oceano.
A tristeza e a felicidade são os ventos.
Os pensamentos são as pontas das montanhas, que se erguem como ilhas.

A vida de uma pessoa é o seu veleiro.

Uma pessoa em harmonia e aquela que sabe usar os ventos como força para se impulsionar, usar as ilhas para o seu descanso na sua jornada, apreciar o balanço das ondas, como elas devem ser, e ao final da jornada, abrir um sorriso e dizer: a viagem valeu!

Uma pessoa em desarmonia é aquela que sempre transforma os ventos numa tempestade, que ignora as ilhas, e as vêem como obstáculos as suas jornadas, que acha que as ondas só podem estar no topo, que no fim da jornada apenas conta quantas vezes as ondas desceram e quantas vezes o barco virou. "

(Chao Lung Wen)

Auto-estima

Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a.

Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa.

Não olhe para trás.

Não olhe para os lados.

Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição.

Crie este universo agradável para si e seja feliz.

(Brahma Kumaris)

domingo, 15 de maio de 2011

um livro onde há controversas

É sabido o ditado que diz: quem escreve a história são os vencedores. E acrescento que pode haver muitas outras influências, que no passar do tempo, acabam ditando a história, nem sempre leal aos verdadeiros acontecimentos. É disto que trata o Livro "Guia politicamente incorreto da história do Brasil", de Leandro Narloch, onde o autor, embasado em pesquisa, relata acontecimentos que vão contra a história oficial. Algumas histórias do livro ja encontram alguma concordância geral de historiadores, outras, derrubam mitos e heróis nacionais, vilões e lendas de nossa história. Como tudo, há de ser lido com atenção. De minha parte, percebo um forte viés ideológico de direita, conservador, capitalista no ponto de vista do autor que força uma tendência na sua versão. Mas, muitos pontos são interessantes e derrubam muitas versões hipócritas da história contada por interesseiros; vale a leitura. Um exemplo é a valorização do papel do imperador Dom Pedro II na unificação do Brasil, sua vontade de libertar os escravos, de fazer um país mais avançado, enquanto países vizinhos se dividiam em pequenas repúblicas.


vai um ensaio de sax

quarta-feira, 11 de maio de 2011

quem dá mais?

Mais uma grande empresa que vai embora do RS. A Azaléia transfere sua indústria e deixa  centenas de desempregados. Agora, do meu ponto de vista bem modesto, tá na hora de esclarecer estas isenções que acontecem em nosso país afora, em que os administradores públicos (prefeitos, governadores) prometem e entregam terrenos, empréstimos, isenções fiscais ...mais parece um leilão... para que empresas venham a se instalar em suas jurisdições e beneficiar seus eleitores com empregos. Está bastante exagerada estas barganhas em que as empresas parecem, segundo expressões usadas na minha cidade, as "últimas bolachinhas do pacote" ou  o "gás da coca", onde é só elas pedirem que os administradores públicos entregam o patrimônio coletivo em troca de algumas "juras de amor ". A grande maioria das empresas visam lucro, sem nenhuma preocupação com o social, com os empregados, e só aparecer condição melhor que elas se mudam sem levar em conta os benefícios que tiveram para se instalar naquele local. E a preocupação com a identidade local,  com a comunidade... essa eles tem só na hora de vender seus produtos. O governador Tarso bem lembrou estas questões citando os benefícios concedidos a Azaléia. O mínimo que se tem que fazer é cobrar a contrapartida da empresa.  Enfim, estas são as consequências das guerras fiscais onde os que mais ganham são os capitalistas selvagens, afinal este é o jogo deles.

gostaria de pensar que tudo estaria resolvido

A notícia da morte de Bin Laden não me causou tanto entusiasmo quanto gostaria. Até porque aquele grupo terrorista não se resume a uma pessoa, nem vinha somente dela este tremendo ódio contra o ocidente, principalmente do EUA, mas sim de um determinado grupo bem decidido. E ademais, ninguém briga tanto tempo sozinho ou sem razões. Também achei algo fora do normal a satisfação de um país em comemorar um assassinato, mesmo que de um criminoso. Para não parecer tanto com uma vingança, no meu ver, o terrorista deveria ser julgado em uma corte de justiça internacional pelos seus atos criminosos, isto estaria mais próximo de fazer justiça. Não esqueçamos que Osama já foi aliado dos EUA na década de 80. O que quero dizer é que, infelizmente, os dois lados são campeões em recorrer a violência ou a guerra para resolver seus problemas e, sendo assim, esta triste história pode continuar.

domingo, 8 de maio de 2011

O Sublime Peregrino

Acabei de ler o livro acima, psicografado por Ercílio Maes do espírito Ramatís. A leitura me trouxe uma visão mais perfeita ainda da vida do Mestre Jesus e da grandeza de sua mensagem original de redenção e exemplo para a humanidade. A obra desmistifica várias passagens da vida do Mestre, esclarece outras tantas que nos são controversas e nos faz ver o verdadeiro sacrifício de amor pela humanidade que o Mestre fez por nós. Apesar das diferentes opiniões que os própios espíritas tem sobre os livros de Ramatís, eu vejo muita coerência em seus relatos, e mesmo não sendo capaz de saber sobre a verdadeira natureza deste espírito Ramatis, posso falar ao menos do que li, e dizer, que para mim, ela está de acordo com os ensinamentos espíritas e que sua leitura me foi de muito proveito. Para conhecer mais e ler a obra, segue site.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

me aventurando nas palavras, outro verso

Resolvi parar para escrever,
tentar dizer algo de útil,
ou menos fútil tentar ser,
deixo a intuição guiar,
algum assunto elaborar
e o bom conhecimento buscar,
mas então, eu me pergunto,
será que ainda tem assunto,
idéias virgens ou interesse novo,
ou, só reprises com novos esboços.